23 de julho de 2010

PLAYBOY 35 ANOS - Grandes Estrelas: Cristiana Oliveira

Há algum tempo eu venho redescobrindo antigas emoções ao relembrar grandes ensaios de PLAYBOY ao longo destes 35 anos da revista. Já me derramei em elogios e paixões com os ensaios de Maitê Proença, Bruna Lombardi, Sônia Braga... e mais recentemente, Lídia Brondi. São trabalhos únicos. Para amantes da fotografia, uma grande momento, para os simples súditos dessas deusas, um doce deleite para os olhos. Talvez os fotógrafos e as estrelas nem tenham noção do quando eles todos marcarão pro resto da vida com seus trabalhos. Pois eles viram referência de beleza, de competência e eternizam para sempre em papel e lembranças, a beleza daquele momento. Cléo Pires está prestes a mostrar e marcar por tudo isso que citei. Mas antes delas grandes estrelas cumprem o ritual de beleza e fascínio, quase que obrigatório, de se deixar admirar lindamente nua sob as lentes de grandes mestres da fotografia. E foi isso, mais uma vez, que pudemos conferir lá em fevereiro de 1992 quando PLAYBOY nos apresentou mais um belo trabalho: Cristiana Oliveira nua na Jamaica por J.R. Duran.

Este ensaio foi esperado por muito tempo devido ao sucesso que a atriz Cristiana Oliveira exercia no início dos anos 90 quando estourou como Juma em Pantanal. Todos só falavam na mulher que virava onça. Todos a queriam na capa de PLAYBOY. E foi no verão daquele ano que PLAYBOY e sua equipe foi até a Jamaica para fazer o esperado ensaio da Juma da novela. Este ensaio é simples e sem glamour. Mas de um charme e uma elegância fotográfica que não tem do que se queixar. A mulher lindamente nua num cenário simples e ao mesmo tempo sofisticado. Cores claras, tons tropicais, e o céu azul como testemunha.


Duran mais uma vez se mostrou competente ao apontar suas lentes para uma Cristiana bem à vontade. As fotos passam um clima de intimidade com o leitor que nos faz imaginar dentro do ensaio, sentindo a brisa do mar, o cheiro de flor na mesa e o perfume daquela bela mulher de tênis e camisão brancos. Ou mesmo escutar o barulho dela na piscina banhando o corpo delgado. Olhar este ensaio de Cristiana é pura poesia para os olhos. Não tem como olhar e não sentir o ensaio. A cada foto somos convidados a conhecer a mulher por trás da atriz detalhe por detalhe.
A edição foi pra lá de especial. Um encarte dedicado só para o ensaio de Cristiana deu o valor ideal àquele momento. O texto do ator (seu namorado na época) Fábio Assunção diz exatamente quem é Cristiana Oliveira. E se restar alguma dúvida, as fotos falam por si. E nós, leitores, lá testemunhando esse grande encontro entre uma grande mulher e um grande fotógrafo. Momento único e inesquecível.


7 comentários:

Romualdo disse...

Vesguinha linda... Comprei a revista sem o encarte em SEBO, decepção total...o ensaio me parece muito bom, Duran era mesmo incrível, hoje em dia esta numa preguiça medonha..rsrs

guga disse...

Muito legal falar desse ensaio...eu também gosto bastante, e não entendo porque a Playboy parou de fazer essas edições duplas...a minha está em perfeito estado, Cristiana Oliveira. Em que lugar nas vendagens terá ficado essa edição?? Mais um clássico de Playboy!!

Júlio Barbosa disse...

É uma honra ter essa edição da Cristiana Oliveira. Tudo alí foi perfeito, simplesmente maravilhosa!

E olha que os seus atributos, hoje, não seriam tão "desejados" por alguns leitores. Mas Duran esteve impecável. Como sempre disse, prá mim, Duran só devia fazer fotos no Exterior. Ele inspira muito mais... e daí o resultado com ENSAIOS MEMORÁVEIS, se não HISTÓRICOS!

henrique disse...

Esse ensaio é belissimo. Um dos melhores trabalhos do Dura. Parabéns pelo blog, que está cada vez melhor.

Kelvelyn disse...

Acho todas as fotos em preto e branco desse ensaio lindas.

Mira disse...

muito bom o post, só tive dificuldade de ler alguns "quadrinhos", a letra ficou pequena...

Leandro M. disse...

Viram no Twitter? Cristiana Oliveira adorou a homenagem. E eu também.

;-)