2 de fevereiro de 2010

80 musas dos anos 80

Outro dia estava revendo a eleição feita pela revista Flashback sobre as 80 mulheres dos anos 80. E em sua grande maioria, ex-capas de PLAYBOY. Grande e inesquecíveis mulheres. Vou citar a lista de musas eleitas, e destacar aquelas que tiveram grande repercussão em PLAYBOY.

A grande estrela do cinema e tv nos anos 80, Sônia Braga conquistou também destaque internacional com o filme O Beijo da Mulher-Aranha. Foi nessa época que Sônia foi chamada para posar na PLAYBOY EUA, sob as lentes do renomado fotógrafo Richard Fegley. O que resultou na capa de setembro de 84. Dois anos depois nossa diva voltaria a ser capa de PLAYBOY sob as lentes de Bob Wolfenson e texto de Jorge Amado escrito durante uma viagem.

79 - Molly Ringwald (ruivinha do filme A Garota de Rosa Shocking)

A bela morena de olhos verdes foi um sucesso quando apareceu na capa de PLAYBOY em abril de 87. Sônia estava no auge de sua beleza e os fãs pediram bis. Logo em seguida ela voltaria numa revista-pôster e posteriormente em um novo ensaio em dez/91. Posou para Luis Crispino.

Angelina Muniz começou como figurante de novela da Globo até conquistar um papel de destaque em novela. Suas belas formas foramexibidas em 3 ensaios da PLAYBOY. A primeira capa veio em mar/82. Voltando em fev/86 quando fazia a novela Vereda Tropicale era um dos grandes destaques. Seus ensaios foram de JR Duran.


76 - Cláudia Magno
75 - Madonna
74 - Cláudia Lúcia
73 - Rita Cadillac


Aos 12 anos Mara virou apresentadora nos programas Domingo Show e Clube do Mickey. Diante do sucesso da baiana, Sílvio Santoschamou a garota para apresentar o Show Maravilha no SBT. E foi um sucesso. Tanto que chamou atenção dos leitores de PLAYBOYque só conseguiram apreciar sua nudez em fev/90 em fotos feitas por José Antônio ao ar livre.


71 - Paula Toller
70 - Bia Seidl
69 - Luiza Tomé
68 - Andréa Beltrão
67 - Helena Ramos
66 - Cláudia Egito
65 - Lucélia Santos


Nos anos 80 Cláudia Ohana chocou toda uma geração com seu estilo selvagem exposto nas páginas de PLAYBOY em jan/85 em fotos feitas nos EUA pelo fotógrafo americano Richard Fegley. A atriz manteve essa marca registrada até posar novamente para PLAYBOY em nov/2008 para André Passos. Cláudia ainda continua uma super mulher e arrancando elogios de homens e mulheres.


63 - Josi Campos
62 - Sílvia Bandeira
61 - Virgine do Metrô


Marcella Prado surgia lindamente saindo do mar com todo o seu corpão e faturou o título de melhor Garota do Fantástico em 81. Foi quandoem julho posou para JR Duran e fez uma bela capa (toda vestida!). Depois vieram 2 especiais com ela na capa e muitos elogios. Até mesmo do piloto Ayrton Senna, com quem namorou.


59 - Stephanie de Mônaco
58 - Jacqueline Meireles
57 - Gretchen
56 - Nicole Puzzi
55 - Susy Rêgo
54 - Garotas da Blitz
53 - Aldine Müller
52 - Gisele Fraga
51 - Brigitte Nielsen
50 - Bo Derek
49 - Mayara Magri
48 - Suzane Carvalho
47 - Lílian Ramos
46 - Reny de Oliveira
45 - Alice di Carli
44 - Vera Zimmermann
43 - Adele Fátima
42 - Rose di Primo
41 - Matilde Mastrangi
40 - Débora Soares


Numa pesquisa de opinião feita pela Globo em 81, Sandra Bréa foi eleita a mais famosa da TV. Daí foi direto pra capa de PLAYBOYem jun/81 em fotos feitas por Antonio Guerreiro. Voltaria a posar para PLAYBOY em set/85. Também com fotos de Guerreiro.


Tânia surgiu no concurso das Panteras de Ricardo Amaral em 87. Nunca houve uma pantera (naquela época) com proporções tão selvagens. Se dizia na época. O fotógrafo J.R. Duran comentou que "só de 10 em 10 anos aparece uma mulher assim no meu estúdio". Tânia voltaria a ser capa de PLAYBOY em dez/90 com fotos de Bob Wolfenson.


A novela Pantanal era um sucesso de audiência. Pela 1ª vez na tv se via um bando de mulheres lindas e famosas andando nuas pela paisagemselvagem da novela. E um dos grandes destaques sem dúvida foi a personagem Guta de Luciene Adami. Tanto que foi parar na capa de PLAYBOYem jan/91 em fotos de Gui Paganini.


Essa morena é lembrada até por quem não tinha nem idade para saber o que realmente é uma mulher bonita. Pois Ana virou uma referência debeleza até hoje comparável às demais morenas que surgiram na capa. Ana surgiu também no concurso de Ricardo Amaral, as Panteras, em 89.


35 - Andrea Veiga
34 - Nani Venâncio
33 - Márcia Dornelles
32 - Mariette
31 - Cláudia Abreu
30 - Simone Carvalho
29 - Sílvia Rossi
28 - Ísis de Oliveira
27 - Nádia Lippi
26 - Brooke Shields
25 - Regina Meneghel


Cida apareceu em alguns comerciais de TV e chamou atenção de PLAYBOY. Posou para as lentes de Bob Wolfenson.


A bela Bruna Lombardi finalmente cedeu aos insistentes pedidos de PLAYBOY para ser capa e em mar/91 foi para uma ilha do Caribejuntamente com o fotógrafo internacional Marco Glaviano e se despiu por completo. Seu ensaio rendeu um encarte com várias páginas e fotos numa edição histórica.


Estrela maior da novela de sucesso na época, Maria Zilda finalmente topou ser capa de PLAYBOY. A estrela foi para Trancoso na Bahiacom Antônio Guerreiro e posou para as fotos da edição. Edição essa pra lá de especial, pois celebrava os 10 anos de PLAYBOY no Brasil.


Com duas capas de PLAYBOY no currículo, a atriz até foi recentemente sondada para posar novamente. Mas falou que teria que ser algo que valesse a pena e mudasse sua conta bancária. Nas duas vezes que posou para PLAYBOY, Torloni se despiu para as lentesde Luiz Trípoli. O último ensaio rendeu uma revista extra só sobre ela. Item de colecionador hoje em dia.


Aos 15 anos Lídia virou atriz na novela "O Grito" da Rede Globo. Chegou a ser capa (apenas capa) de PLAYBOY no inicio dos anos 80,quando fazia a novela Os Gigantes. Mas só em ago/87 é que Lídia se despiu por completo num belo ensaio de J.R. Duran que lhe rendeu uma edição especial comemorativa.


19 - Suzana Mattos


A esperada nudez que Maitê Proença finalmente estampou a capa de PLAYBOY e foi um sucesso absoluto. Tanto que se manteve notop do ranking como a edição mais vendidas durante anos. O belíssimo ensaio era simples, mas muito elegante. Contava praticamentecom um belo carro antigo e uma enorme pedra, que deu muito trabalho até ser transportada pro estúdio de Duran. Foi o 1o ensaiomensal a render um suplemento extra só com ela. Alguns anos depois a bela Maitê voltaria à capa, nua na Sicília. Desta vez sob aslentes de Bob Wolfenson em mais uma obra-prima.


A recordista de capas de PLAYBOY (até ano passado perder para Scheila Carvalho) Luma de Oliveira, surgia com todo o esplendor nanovela O Outro e virou manchete. Mas depois que pisou na avenida Sapucaí, o Carnaval nunca mais foi o mesmo. De lá pra cá foi só sucesso. Eleita Miss PLAYBOY Internacional em 88, musa da década, deusa da luxúria e O Mito. Luma e PLAYBOY, uma bela história deamor. Seu último ensaio em PLAYBOY foi em jan/2005 na África por Bob Wolfenson.


Tássia foi um dos grandes destaque de PLAYBOY nos anos 80. Posou em 82, 85 e, por fim, em 89.


15 - Malu Mader
14 - Kim Basinger
13 - Carla Camurati


Cláudia Raia já tinha sido capa de PLAYBOY em 84, com o nome de Maria Cláudia. Mas foi depois do grande sucesso da novela RoqueSanteiro que a atriz estourou de vez. Agradando a homens e lobisomens, Cláudia posou para Duran e foi capa de set/85. Voltando logoem seguida na 1a revista-pôster (com fotos de Trípoli), em janeiro seguinte uma nova capa e em jan/88 mais um ensaio feito por Duran.Cláudia sempre um sucesso em PLAYBOY.


11 - Kelly LeBrock (A Dama de Vermelho)


A eterna deusa Vera Fischer sempre foi notícia. Posou para Márcia Ramalho como deusa grega da guerra em ago/82 e voltaria muito tempodepois a ser capa de PLAYBOY como a mulher do século. Não é pra qualquer uma. Para isso a deusa foi pra Paris posar pra Bob Wolfenson e fez mais belas e polêmicas fotos.


A loirinha foi descoberta no Gran Prix, e de lá pulou pra capa de PLAYBOY em fotos feitas por Duran. Depois disso vieram várias ediçõesespeciais até ser eleita musa da copa em jul/90. Onde posou nos EUA juntamente com outras musas de PLAYBOY ao redor do mundo.


Isadora emergia da água todos os domingos na abertura do Fantástico. Foi assim que ela pareceu na capa de PLAYBOY em jan/88 em fotosfeitas por Luis Crispino. A bela morena voltaria a capa de PLAYBOY em jun/91 também por Crispino.


07 - Márcia Porto


A musa do inverno, foi assim que ela foi apresentada na capa de PLAYBOY em 85, surgia polêmica com sua cabeça quase raspada em fotos de Duran. A modelo ainda estamparia mais 2 capas de PLAYBOY ao longo da sua carreira de sucesso.

Magda conseguiu uma proeza em PLAYBOY, foi capa 3 anos seguidos. Fotografada por Duran Bob e Crispino, Magda marcou uma época eaté hoje é lembrada pelos leitores de PLAYBOY. Magda ainda foi estrela do segundo super-pôster e várias outras edições especiais. Uma bela descoberta de PLAYBOY.

A eterna ninfeta de PLAYBOY foi um marco na história da revista. Seja por tem posado ainda muito jovem, seja pelo fato de ter choradodurante a sessão de fotos de Duran, ou mesmo pela sua beleza angelical. E até hoje é lembrada pelos marmanjos que ainda a idolatramcomo sempre foi. Luciana é digamos, o xodó de PLAYBOY. Voltou a ser capa em dez/2004 e encantou a todos mais uma vez. Ela até hojese manter linda e com a mesma carinha encantadora dos anos 80.

Luiza é um caso de sucesso. Tanto na sua carreira, como em PLAYBOY. Foi capa 3 vezes nos anos 80, e capa de várias PLAYBOY´s mundoà fora. Eleita musa da Copa em 86, foi até os EUA e posou juntamente com outras madrinhas de seleção. Até hoje ainda é procurada por PLAYBOY para ser capa novamente. Quem sabe...

Xuxa talvez seja a mulher mais famosa da história de PLAYBOY a ser capa. A sua edição até hoje rende comentários e curiosidades. Fora osprocessos. Na época namorada do jogador Pelé, Xuxa posou para Duran juntamente com sua irmã. E protagonizaram cenas íntimas entre elas.Edição pra lá de história e rara.

01 - Roberta Close

Obs: as estrelas que estão destacadas em negrito é porque já posaram pra PLAYBOY.

23 comentários:

Kelvelyn disse...

Post muito massa Andre parabéns.

Esse história de "musas" que marcaram época é sempre uma delicia ver e saber mais.

E cara a Lu Vendramini fez seu ensaio em dez/03 ñ de 04 e só uma pergunta essa lista é aleatoria né? pq por Roberta Close em 1 é de doer.

andreporto69 disse...

Kelvelyn, eu segui a lista da revista Flasback. Apenas comentei as destaque da história de PBY. Acho que quiseram ser irônicos elegendo a Musa number one Roberta CLose. Até pq existiu muito bafafá em torno dela.

E é isso mesmo, Vendramini posou pela 2a vez em Dez/03. Valeu!!

maxmacedo disse...

Muito legal André!!!
Excelente FLASH BACK!!
Eu vivi toda essa época intensamente!!
Foram estrelas lindas!!! As mais belas!! Eram muheres do momento!!!!
RECONHECIDAS PELA SUA BELEZA!!!
As mulheres eram o supra-sumo da época!!
Nossa!! Viajei!!!
Ainda bem que vivi neste período da história da revista!!
Contemplei a Marcella Praddo nas noites de domingo sendo revelada pelo Fantástico!!!
A carreira fantástica da Luiza Brunet!!!
Os degraus da Luma rumo ao sucesso... E que sucesso!!
A ousadia da Monique!!1
A estonteante eleição da Tania Correa como Pantera 87...
Putz!!

Anônimo disse...

Muito legal André!!!
Excelente FLASH BACK!!
Eu vivi toda essa época intensamente!!
Foram estrelas lindas!!! As mais belas!! Eram muheres do momento!!!!
RECONHECIDAS PELA SUA BELEZA!!!
As mulheres eram o supra-sumo da época!!
Nossa!! Viajei!!!
Ainda bem que vivi neste período da história da revista!!
Contemplei a Marcella Praddo nas noites de domingo sendo revelada pelo Fantástico!!!
A carreira fantástica da Luiza Brunet!!!
Os degraus da Luma rumo ao sucesso... E que sucesso!!
A ousadia da Monique!!1
A estonteante eleição da Tania Correa como Pantera 87...
Putz!!

maxmacedo disse...

Sem dúvidas, eram Deusas...
Vi o fenômeno Xuxa surgir como modelo e namorada do Pelé!!!
Vivenciei a explosão da Vanusa Sppindler, ÍCONE!!! Linda!! Depois de Playboy tornou-se top model em comerciais, musa de ensaios de Playboy, clip do Jorge Ben Jor, atriz, quadro do zezinho no Jô Soares, AQUELES SEIOS ESPETACULARES, OLHOS AZUIS E CARINHA DE MENINA... E a capa??? De macacão com os seios rebeldes aparecendo...
E a Cida Costa??? Arrebentava no comercial da Alfazema!!! Foi uma grande GAROTA PLAYBOY!!!1
Isadora Ribeiro competia flashes com a Luma!!! Capa de especiais, revistas de moda, novelas... A MELHOR ABERTURA DO FANTÁSTICO ERA PROTAGONIZADA POR ESTA GAROTA PLAYBOY 88!! Depois protagonizou a abertura da novela TIETA!SHOW!!!!
Valeu André!!!
ABRAÇÃO!
MOACYR

maxmacedo disse...

Isso sem falar na Márcia Porto!! Pantera!! Modelo!! Atriz!!!
A MISS BRASIL 87 Jacqueline Meirelles, que além de Miss apresentava o CINEMA EM CASA e tornou-se top model na época!!!
UMA MISS BRASIL!!!
Valeu André!!
Moacyr

maxmacedo disse...

Luciana Vendramini!!! A NINFETA DE PLAYBOY!!! ASSIM COMO MARCELLA, MAGDA, TANIA CORREA, LUMA, MONIQUE, BRUNET, XUXA, SONIA LIMA, , É ANTOLÓGICA!!!
Garota do Fantástico, Garota da vinheta de verão, modelo, top model, atriz... LUCIANA VENDRAMINI é demais!!! Continua linda!!!
Magda Cotrofe!! Que noiva!! Modelo de sucesso, sósia da Luiza Brunet... E as capas dela? Quanta exuberância...
SONIA LIMA, EX MISS OSASCO (AHHH AS MISSES...) jurada, atriz, cantora...e aqueles olhos verdes... Que ensaio foi aquele em 87??? Antoogico!!
ANA LIMA é outra!! Outro ensaio ANTOLÓGICO!!! Que morena selvagem de olhos verdes!!! A PERSONIFICAÇÃO DA PANTERA!!! ETERNA PANTERA 89!!!
A nossa GUTA!! Arrebentava na novela Pantanal... Gui Paganini clicou Luciene Adami em todo o seu explendor!!LINDA!! SENSUAL!! E QUE PRODUÇÃO!!! Outro ensaio histórico!!!
Parabéns ANDRÉ!!
Abraço!
MOACYR

andreporto69 disse...

eita que o cara se empolgou!! Valeu Moa!!

Realmente os anos 80 nos trouxe grandes e eternas musas.

Brunno disse...

O post ficou ótimo.
Parabéns, André!!!

Anônimo disse...

Caprichou André. Há pouco a dizer depois do Moacyr. Realmente, os anos 80 foram fervilhantes e com mulheres de uma beleza natural.
Crabb & Maria

teufel disse...

Excelente post muy ilustrativo, mujeres que nos dejan suspirando

80´s rules!!!

valeu Andre!!

Marcus Vinícius disse...

Caprichado. Tá ótimo!
Acho que não precisa comentar muito, eu não era nem nascido, rsrs.

Leandro M. disse...

Também gostei bastante. Mas eu tenho que reclamar: faltou foto e texto de Roberta Close, né?

andreporto69 disse...

Leandro, boa idéia! Quem sabe um post só sobre essa "mulher" polêmica...?!?!

Anônimo disse...

Putzzzzzz, muito bom!
As minhas preferidas dos lendários anos 80 são:
- Ana Lima
- Tânia Corrêia
- Luma de Oliveira

Sem ordem de preferência!
A Playboy desse época era mil vezes melhor que a de hoje.
Em tudo.

José Henrique

Fernando disse...

Roberta Close 01 einh!??

berna beat disse...

a proposito...
duas lendas urbanas que eu sempre quis saber mas nao tive a quem perguntar:
verdade que vendramini tinha dezesseis?
verdade que roberta close fez playboy?

Leandro M. disse...

Olha, berna beat, essa história de Vendramini é bem nebulosa.

Vendramini é de dezembro de 1970, e posou em dezembro de 1987. Mesmo se tivesse posado depois de seu aniversário (impossível), teria posado com 17. Parece que a lenda é verdadeira.

Sobre Roberta Close a resposta já foi dada no último post. Posou nada mais, nada menos que quatro vezes pra revista. Só não teve a proeza de ser capa regular.

Abraços.

berna beat disse...

boa. não tina visto o post da close. abrazo

Anônimo disse...

Elas eram de tirar qqr um do sério. Mas lembro de uma juiza que me parece não estar na lista.

o Humberto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
o Humberto disse...

COnheci o RQA há poucos meses e desde então venho me deliciando com os posts antigos.

Este, das musas dos Anos 80, é de longe o melhor que vocês já fizeram. Há algumas confusões com datas, mas nada que diminua o valor do trabalho.

O blog de vocês é muito bacana, e tem sido um prazer passar por aqui.

Sucesso e vida longa ao RQA.
Abraço.

tecla de interrogação disse...

como assim roberta close?!!!!! com ou sem o pinto?