15 de setembro de 2008

Musas de Pantanal

A primeira coisa que lembramos quando o assunto é a novela Pantanal, são as cenas de nudez de várias atrizes que iam apagar o seu fogo no rio, em tórridas cenas de amor. Confesso, foi o que me motivou a acompanhar esse clássico da teledramaturgia exibida em 1990. Pantanal ficou na história pela trama, pela ousadia e por revelar a beleza e o talento de jovens atrizes que (ainda bem) acabaram posando para Playboy. Algumas já tinham posado antes da novela. Eis a lista de todas as mulheres do elenco que posaram:
Ítala Nandi
Ítala fez um ensaio quando a revista ainda se chamava Homem, em 76. Confesso que pouco sabia sobre essa atriz, que tem uma longa carreira, com inúmeros filmes, peças de teatro e novelas. Interpretou a Madeleine na segunda fase de Pantanal, que na verdade foi uma participação, pois a atriz pediu autorização para gravar um filme durante a novela, que foi negada, decidindo então tirar a personagem da trama, matando-a. Hoje ela interpreta a Dra. Júlia Zaccarias, em "Os Mutantes".

Única foto de seu ensaio, com 34 anos, e atualmente, na novela da Record, aos 66 anos.

Kátia D'Angelo
Kátia não é/foi uma atriz de sucesso. Sua mínima participação em Pantanal se resumiu a uma prostituta chamada Generosa, responsável pela primeira vez de José Leôncio, personagem de Cláudio Marzo. Posou para Playboy em 1979, num ensaio até que bem explorado, fotografada em vários ambientes, numa época que adoravam jogar a mulher na cama e fazer o ensaio todo ali mesmo. Sem nu frontal, é claro. Talvez seu principal trabalho tenha sido o filme “O Caso Cláudia” de 79, onde foi a protagonista, mesmo ano que posou para Playboy.

A primeira foto nos anos 70, no seu auge. A segunda na época da novela Pantanal, anos 90, e terceira atualmente, com 56 anos. Ela fez um blog pra falar um pouco da carreira e manter contato com os fãs, inclusive falou sobre a nudez na vida dela de atriz. Vale conferir, olha o nome do blog: Kátia D'Angelo Nua!
Zaira Zambelli
É mais uma atriz que infelizmente não progrediu na carreira e acabou sumindo. Também fez uma participação bem pequena como prostituta em Pantanal. Seus trabalhos mais significativos foram o filme "Bye Bye Brasil", de 79, e a novela "O Amor É Nosso", de 81, onde fez sucesso com sua personagem. Foi quando posou para PLAYBOY, num ensaio bem natureza. Hoje ela dá aulas de interpretação em sua própria Oficina de Teatro.

Pertence ao grupo das que sumiram por falta de oportunidade de trabalho. Está com 55 anos.

Tânia Alves
A passagem de Tânia Alves pela novela também foi rápida. Participou somente da primeira fase, fazendo a Filó jovem. Seu ensaio para PLAYBOY é daqueles bem estilão anos 80 mesmo, sempre com um pé na breguice, mas que acho bem legal. Posou num cenário todo enfeitado. A capa é interessante, o que estraga é o cabelinho terrível. Depois de Pantanal, fez alguns trabalhinhos, mas hoje ela se dedica à carreira de empresária, comandando um Spa. Também faz parte do elenco da peça “Os Monólogos da Vagina”.

Vegetariana e muito vaidosa, está super em forma e bate um bolão. Também com 55 anos.

Nani Venâncio
Nani não participou de Pantanal como atriz, mas fez um tremendo sucesso como a mulher que virava onça na abertura, que acabou lhe rendendo um papel na minissérie “O Canto das Sereias”, do mesmo ano. Ela se junta ao time das atrizes que não prosperaram. Nani só fez 6 trabalhos na TV como atriz, tentou carreira como apresentadora e hoje pode ser vista fazendo propaganda de sabão em pó. Posou para Playboy em jan/89, apresentada como a musa do verão, com uma capa bem provocante e ensaio praiano.

Nani está super bem para os 40 anos recém-completados.
Luciene Adami
Guta, personagem toda moderninha e descolada da trama, também foi uma revelação, e fez sucesso. Posou em jan/91, pouco depois que a novela acabou. A capa é linda. De cabelo curtinho, roupa molhada e olhar penetrante, Luciene teve uma das capas mais bonitas da revista. Gosto muito. O ensaio também é bacana, clicado com maestria por Gui Paganini, num cenário branco (que dizem ter sido montado improvisadamente no prédio da Editora Abril).

Numa entrevista, Luciene disse que, por uma boa proposta, posaria novamente, sim! Mas 18 anos se passaram, né?
Cristiana Oliveira
Juma Marruá foi, sem dúvidas, o personagem de mais destaque na carreira de Cristiana Oliveira. A famosa mulher-onça foi um fenômeno e conquistou o carisma do público. Tamanha popularidade não poderia passar em branco na PLAYBOY. Posou em fev/92 (demorou um pouquinho), ganhou encarte especial e foi fotografada na Jamaica, com toda a pompa que ela merecia, mas que resultou num ensaio singelo, e uma capa linda.

Cristiana Oliveira como a eterna mulher-onça, e atualmente, com 44 anos.
Leila Lopes
Sim, a Leila - rodando, rodando, rodando - Lopes estreou em Pantanal, com a personagem Lúcia, que não tenho a mínima idéia se sua participação tenha sido importante. Talvez ela não entrou ainda ou eu já perdi. Ela é mais uma atriz frustrada. De significativo só fez a professorinha Lu de “Renascer” e Suzane, em “O Rei do Gado”, época em que posou para PLAYBOY e fez um ensaio histórico, clicada por Duran. Nem parece que aquela mulher cheia de classe do ensaio virou uma mulher desequilibrada e que se rendeu ao pornô. Triste. Tem só 38 anos.
"Hã, Pantanal? Nada mais me lembro!"
Flávia Monteiro
Ela surgiu com o polêmico filme “A Menina do Lado”, onde era a jovem que se relacionava com um homem meia idade. Em Pantanal interpretou a irritante Nalvinha, personagem sem muita importância. Seu ensaio de maio de 2005 é um dos meus preferidos. Babo com aquela capa com pose matadora e aquele cabelão de mulher fatal. O ensaio nem se discute, Crispino fez um belíssimo trabalho, requintadíssimo.
Loirona na novela "Os Mutantes", não achei que ficou tão bom esse cabelo, está com 36 anos.
Faltaram:

Ingra Liberato
Ingra fez uma participação pequena como a Madeleine jovem no início de Pantanal. Depois disso fez a minissérie “O Canto das Sereias” e depois foi a protagonista de “A História de Ana Raio e Zé Trovão”, tudo em 1990. Era bonita, uma pena ela não ter posado. Dizem que na época teve um burburinho de que a PLAYBOY a recusou por não ter peito, coisa que não dá pra entender, já que tantas mulheres posaram e que nem tinham seios. História confusa. Foi coelhinha, não sei em qual edição.

Andréa Richa
A Muda era uma personagem bem simpática, amiga de Juma Marruá. Andréa também poderia ter aproveitado a fama e posado para a revista. Pena que é outra que não decolou na carreira de atriz e fez apenas 7 trabalhos na TV, o último em 1997, também na Manchete. Largou a carreira por opção. Ganha o troféu da mais embagulhada, a que mais se acabou. Envelheceu muito.
Giovanna Gold
Pra mim é a que mais fez falta, simplesmente por achar ela uma das mais bonitas da novela. A personagem dela é uma graça falando. Teria dado uma grande capa da PLAYBOY, com toda certeza. Não vingou como atriz e hoje trabalha com performances. Sua última participação da TV foi no quadro “O Infeliz” no “Show do Tom”. Uma pena, porque acho-a talentosa. Foi capa da Sexy em 1993.

Ela está feliz com a reprise da novela que, pra ela, é uma prova do seu talento. Foi muito julgada e por isso não teve grandes oportunidades de trabalho. A foto foi retirada do Orkut dela. Está com 44 anos.

Com o sucesso de Pantanal, a Manchete apostou na minissérie "O Canto das Sereias", com Ingra Liberato, que tinha já tinha saído de Pantanal; Nani Venâncio, que estourou com a abertura; e Andréia Fetter, mais uma que foi capa da PLAYBOY devido o sucesso da Manchete naquele ano. Ela também não deu certo como atriz, mas vale o registro. A minissérie pode ser reprisada pelo SBT depois de Pantanal. É esperar pra ver.
Andréia Fetter
Não achei nenhuma foto recente da Andréia, e são pouquíssimas as informaçãoes sobre ela. Sumiu do mapa. O top da capa remete às escamas de peixe.

O trio desfilava completamente de seios de fora, afinal, eram sereias.

7 comentários:

Fassy disse...

Meu amigo, só te digo que a participação de Giovana Gold no filme Anahí de las missiones vale a caçada pelo filme, ela em pêlo, linda mais do que nunca, em cenas inesquecíveis. Realmente a considero uma mulher linda e que me passa um ar de engraçada, definitivamente meu tipo.

cidinha cardoso disse...

PROTESTO E INJUSTIÇA.
Quem escreveu que a atriz ANDRÉA RICHA embagulhou e envelheceu, não a conhece direito e tão pouco deve tê-la visto.Pois a vi em uma Cruzeiro pela Europa, e ela continua linda, simpática e maravilhosa, todos que estavam no Navio,viram, reconheceram e só tinham elogios a dar.
O ERRO DE VOCÊS NÃO SE LIMITA A DIZER O QUE DISSERAM, O QUE É AINDA MAIS GRAVE É QUE A FOTOGRAFIA QUE COLOCARAM, A DA ESQUERDA É SIM A ATRIZ ANDRÉA RICHA, MAS A FOTO DA DIREITA, NÃO É DELA E SIM DE UMA SRA CHAMAD ANDRÉA ROCHA ROCHA, E NÃO RICHA.
E REALMENTE NADA TEM A VER COM A ATRIZ ANDRÉA RICHA, QUE CONTINUA LINDA COMO NO PANTANAL.
sÓ ESPERO QUE A REVISTA QUE AMAMOS, RECONHEÇA O ERRA E RETIFIQUE, E SE QUISER ENTRE EM CONTATO COM ELA PARA VERIFICAR SE ESTOU OU NÃO ERRADA.
NÃO É POSSIVEL UM ERRO TÃO GRANDE DE VOCES E QUE É UMA INJUSTIÇA , NÃO SEJA RETIFICADO.
cOM MEUS AGRADECIMENTOS AGUARDO UMA CORREÇÃO URGENTE A RESPEITO.
GRATA CIDINHA CARDOSO

cidinha cardoso disse...

Fico feliz em dar minha contribuição a "REVISTA QUE AMAMO", lutando sempre pela verdade, e sei, assim como muitos leitores, primar sempre pela realidade dos fatos, e torno a dizer, ANDRÉA RICHA, continua linda como na época do Pantanal, aliás, acho que muito mais pq a maturidade lhe deu mais beleza e simpatia, grata Cidinha Cardoso
et:- saibam que não tenho nenhum vínculo pessoal com ANDREA RICHA,
por isso, falo por mim mesma.

cidinha cardoso disse...

Eu , Cidinha Cardoso, não tenho contato coçm a atriz ANDRÉA RICHA, mas como tenho fotos tiradas no Navio, onde a vi, posso colaborar com vocês, que sei ser de interesse, em mandar um foto atual,feita no ano passado, e assim vocês comprovarão e concordarão comigo, o quanto foi injusta a observação anterior.
com meus agradecimentos.

Leandro M. disse...

Cidinha, nos envie a imagem de Andréa Richa e teremos o maior prazer em fazer uma errata.

Grato,
Leandro M.

Ricardo Salgado/Campos RJ disse...

Confesso ler aqui um absurdo!! Andréia Richa é LINDA!!!!! Tauves mais linda do que na época de Pantanal.A considero uma mulher belissima e atualmente maravilhosa.
Lamentavel ler isso aqui....desculpe-me fui as lagrimas porque eu amo esta mulher desde que a encontrei em OURO PRETO gravando MADONA DE CEDRO para GLOBO onde trabalhamos.

Alex disse...

A foto da direita não é a atriz Andrea Richa. Tem fotos dela atuais no Google. Procurem e comparem, que não tem nada a ver com esta foto